sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

FILOSOFIA II

 Depois de Tales de Mileto, vieram Anaximandro e Anaxímenes. Ambos também eram cosmológicos, ou seja, afirmavam a existência de um princípio único que explicavam a realidade evidente. Diferente de Tales, que conforme nós já vimos, explica que a água era o origem de tudo, Anaximandro asseverou que um princípio indefinido e não explicável deu surgimento a existência. Ele chamou esta força de APEIRON( indefinido).
 Anaxímenes foi o filósofo do AR. Ele asseverava que tudo que está a nossa vista tem fundamento no AR. A alma é feita de AR. A água surge com a condensação do AR. Estes milesianos são conhecidos como filósofos da natureza, diferenciando-se das explicações mitológicas mais antigas.
  Pitágoras de Samos ( ilha grega da Jônia) viveu no século VI a.C., foi um filósofo que deu a origem ao termo filosofia. Conta-se que Pitágoras ia caminhando e alguém lhe disse : "sábio". Ao que ele teria retrucado: "Não sou SOPHOS, sábio. Sou PHILOSOFO, ou seja, amigo da sabedoria.
  Este filósofo migrou de Samos para o sul da Itália. Dizem que Pitágoras teria migrado por causa de um certo Polícrates, que tornou-se uma espécie de tirano em Samos, Pitágoras saiu da ilha por conta dele. Continua...
    Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...