sábado, 25 de maio de 2013

DEMÓCRITO, O FILÓSOFO DO ATOMISMO

                   Ele foi discípulo de Leucipo, um filósofo atomista, cujas informações são escassas. Demócrito nasceu no ano de 460 a.C. e foi citado por Aristóteles em seus escritos. Curiosamente, Platão não o menciona.
         Segundo este filósofo, o átomo é a base de toda existência, de toda a realidade. Tudo é átomo. O sol, a lua, as estrelas, absolutamente tudo. Ainda que negando o pensamento de Parmênides, ele se serve deste pensamento. O ser, para Demócrito, era formado de átomos, de fato, o ser é o átomo. O não - ser é o vazio. Os átomos são aglutinados e formam os corpos. Existe uma variação de aglutinação destes átomos, por isso, é que existem formas diferentes de corpos. Curiosamente, Demócrito não era ateu, ele dizia que os átomos formavam os deuses também. Ele é considerado o pai do atomismo, do materialismo, embora Leucipo seja considerado o fundador da escola atomista. Aliás, Leucipo foi o seu mestre, porém, é uma figura obscura. Restam cerca de 200 fragmentos dos escritos de Demócrito. Nos seus escritos não existe o nome materialismo, este termo é do século XVII, todavia, o seu pensamento é evidentemente materialista. O materialismo de Demócrito influenciou profundamente o positivismo no século XIX e XX.
            Para pensar,
            Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...