domingo, 28 de abril de 2013

VIDA E ESPÍRITO

   O ser humano é espírito. Possui vida. Ele é a expressão do ser de Deus. De forma pálida. O que é vida? o que é espírito? a vida é dinamismo, é movimento, é explosão. " É o processo pelo qual o ser potencial se torna ser efetivo" ( Paul Tillich). Espírito é a banda do nosso ser que é imaterial. Só existe espírito porque existe vida. Ele é posterior a vida, na verdade, é a sua efetivação. A vida no ser humano se realiza através do espírito, se plenifica nele. Vida e espírito estão ligados entre si. O espírito reúne em si o elementos do ser, a saber, vontade, liberdade, justiça, etc.
   Em Deus vida e espírito estão intimamente relacionados. Deus não possui vida, Ele é a própria vida. De fato, Ele é o Doador da vida. Em Deus vida é dinamismo absoluto, explosão de criatividade e doação eterna. O Espírito de Deus é a efetivação da vida divina. O Espírito de Deus é criativo.
     A vida e o espírito no ser humano é xerox pálida da imagem de Deus.
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...