quarta-feira, 27 de março de 2013

A LIBERDADE HUMANA

   O problema da liberdade do ser humano é alvo de intenso debate ao longo da História da Filosofia e da Teologia. Não podemos descerrar todos os mistérios que envolvem tão realidade em poucas linhas. Não tenho esta presunção. No entanto, podemos discorrer um pouco sobre tal temática. Serei sucinto.
  Onde há humanidade há liberdade. Isto é fato. O ser humano é dotado de uma consciência, de uma individualidade. Ele é imagem e semelhança de um Deus que é LIVRE no sentido mais absoluto do termo. No Éden, esta liberdade foi mau usada. Onde existe liberdade existe responsabilidade e decisão. A responsabilidade implica em responder adequadamente uma proposta. A decisão implica rupturas, ações, etc. O ser humano não é absolutamente livre. Está preso ao tempo e ao espaço. Somente Deus é pura liberdade. Deus é o dono do seu próprio destino. A liberdade humana está presa a necessidade e a necessidade não exclui a liberdade. Talvez a frase que mais se aproxime desta verdade tenha sido dita por Soren Kierkegaard : " O homem é uma síntese de liberdade e necessidade ". Talvez a liberdade humana seja um oxímoro. Estamos envoltos em mistério.
      Para pensar,
      Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...