segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O APÓSTOLO DA NÃO VIOLÊNCIA: GANDHI. PARTE IV

   Conforme já foi dito no artigo anterior, Mahatma Gandhi estava na África do Sul cobrando uma dívida para uma firma indiana. Conquanto ele tenha voltado a Índia durante duas ou três vezes, foi a partir desta data ( 1893), que ele passou a ser  mais conhecido. Viveu durante 20 anos no território sul - africano.
   Basicamente dois problemas ele teve de enfrentar. O primeiro deles foi a sua luta reivindicatória a favor dos imigrantes indianos. Ora, altos impostos acachapavam o povo. O segundo problema estava no fato de que os casamentos contraídos segundo as leis indianas tradicionais não eram válidos, os dominadores europeus não aceitavam os casamentos tradicionais, e impunham uma lei de cartório para os indianos residentes na África do Sul. Mohandas Gandhi conclamou o povo a desobediência pacífica, ou seja, sem mortes ou violência física nem verbal. É o que v eremos no próximo artigo.
   Para pensar, 
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...