quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA COMO PROBLEMA

      Marc Bloch ( 1886-1944) , foi um historiador francês, descendente de judeus. Seu pai era um pesquisador da História Antiga, e ele é considerado um dos maiores historiadores do século vinte. Para alguns, o maior. Foi sem dúvida alguma, um grande medievalista. Ele criou a História como problema e foi o fundador da Escola dos Annales ( 1929), juntamente com Lucien Febvre.
    A partir de Bloch, foi realizada uma nova historiografia, ou seja, uma nova visão da História. Esta disciplina passa a ser vista como questionadora. Os documentos escritos, antes considerados intocáveis, passam a ser questionados, caindo assim o "imperialismo dos documentos escritos", conforme ele dizia. É a História problema, que interroga. Cai a fidelidade as datas, ao "heroísmo", e a História das cúpulas é questionada. Começa uma História vista de baixo para cima, valorizando os vários atores sociais. Valorizando o ser humano como um todo. Interrogando os fatos, indagando-os. " A História é a ciência dos homens no tempo", segundo Bloch, do ser humano que é agente de transformação e de conscientização. 
         Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...