quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, O PODER ECLESIÁSTICO MEDIEVAL

       Após a ascensão de Constantino ao poder, a igreja ficou disforme (ver meu artigo sobre Constantino). A estrutura de poder começou a se solidificar, o bispo de Roma fortaleceu-se ( ver artigos sobre o poder papal ), surgiram reinos Germânicos - Romanos, surgiu a  aliança entre Estado e igreja. A igreja tornou-se, com efeito, a maior instituição feudal da Idade Média, com ricos mobiliários, dona de uma terça parte da Itália. Dominava a cultura, a educação, a mentalidade. Impunha o medo. Houve um instrumento de tortura e de dominação conhecido como Inquisição. Era um meio de impor o medo. Puro instrumento de manipulação, de tirania.
       No século VIII, com a união do clero com o reino Franco de Clóvis, e, depois, com O Rei Franco chamado de pepino, o Breve, a igreja recebe doações generosas, em troca apoiou um usurpador do trono, Pepino, O breve. Este tomou o poder de seu antecessor, dando ,um golpe com as bênçãos de Roma, que, por sua vez possuía interesses feudais. Os fins justificavam os meios para o clero. Foi o que aconteceu. Cada vez mais a igreja se distanciava das palavras de Jesus que disse que veio para servir, e não para ser servido. Forma-se um Império de dominação feudal poderoso. Ninguém tem liberdade para pensar. Impunha-se o terror, e não a paz. Tudo isso em nome de Deus. Em nome de Deus? qual Deus? ( ver meu artigo convite para matar deus.) Para pensar, Prof. José Costa.

Um comentário:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...