Ártemis era o outro nome da deusa grega Diana, de fato, era o seu nome grego, pois, Diana é o seu nome latino. Era filha de Zeus e irmã de Apolo, aliás, nasceu no mesmo dia que o deus da cura, Apolo, logo , era seu irmão gêmeo.
Ártemis foi favorecida por Zeus, que lhe concedeu vinte Ninfas que a acompanhava durante a sua jornada entre as montanhas, bosques, planaltos, rios, etc. Ela é representada usando arco e flechas e acompanhada por um cão.
A deusa escolheu não se casar, falou com seu pai, Zeus, que preferia o celibato, pedido que lhe foi concedido. Em Éfeso, onde hoje é a Turquia, na Ásia Menor, foi construído um templo em sua homenagem, aliás, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Era um local pomposo, esplendoroso.
Certo dia, a deusa entrou numa caverna para se banhar com sua ninfas, um jovem chamado Acteão, exausto, e sem saber que a deusa estava ali, adentrou o recinto e flagrou a bela deusa na água, Diana não titubeou, o jovem ia explicar que foi um acidente, porém, foi transformado em um animal, um cervo, que foi devorado, posteriormente pelos cães. Diana era protetora dos caçadores e das florestas.
As aparências enganam, nem sempre o que aparenta ser é, de fato.
Prof. José Costa.
Para pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário