quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ARCA DA ALIANÇA. ONDE ELA ESTÁ?

       O livro do Êxodo, no Antigo Testamento, fala de uma arca sagrada onde estariam contidas as tábuas da aliança. Também chamadas de tábuas dos testemunhos. Esta arca era feita de madeira de acácia e seria toda coberta de ouro. Dois varais laterais eram postos em argolas, a fim de levarem a mesma pelo deserto, enquanto os judeus peregrinavam. Ela ficava guardada no lugar mais santo do tabernáculo. Era vista apenas pelo sumo sacerdote. Acima dela ficavam dois querubins.
         Passado os anos, com a construção do templo de Salomão, ela continuou restrita, agora, no templo. Com a destruição do templo de Salomão, por Nabucodonosor, no século sexto a.c.,ela, literalmente, sumiu da História. Existem, porém, alguns relatos que indicariam a sua localização. Veremos.
         Em primeiro lugar, existe uma indicação de que Jeremias, um profeta do Antigo testamento, teria colocado a arca em uma caverna, próximo ao monte Nebo, localizado na atual Jordânia. Este relato está no livro de Macabeus, apócrifo. Todavia, arqueólogos que a procuraram não encontraram vestígios da mesma. 
       Existe um grupo de cristãos etíopes que afirmam serem os guardiães do objeto sagrado. A história é basicamente esta: Salomão teria tido um filho com a rainha de Sabá, cujo nome seria Menelik e ele teria levado o objeto para sua terra , Sabá, atual Etiópia, na África. A arca, portanto, estaria em um templo etíope guardada por sacerdotes sagrados. Outra versão diz que os judeus a guardaram sob o templo de Salomão, antes da chegada de Nabucodonosor. O fato é que não existem provas concretas da sua existência na atualidade, é possível que tenha sido destruída, pois, era feita de material frágil, madeira. O que se deve guardar é o seu simbolismo, ou seja, a presença de Deus entre nós. 
            Pense Nisso, Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...