quarta-feira, 8 de agosto de 2012

VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, O SINÉDRIO JUDAICO.

      O Sinédrio, na época de Jesus Cristo, era uma corte, um conselho, um consistório, por assim dizer, porém, possuía muito poder, de fato, ele transformou-se num tribunal religioso, a semelhança da inquisição na Idade Média.
          Esta assembleia compunha-se de setenta e um homens, pois, segundo a tradição judaica, setenta indivíduos ajudavam Moisés, guiando o povo de Israel. Quem presidia o Sinédrio era o Sumo - Sacerdote, indivíduo que detinha grande poder religioso. Ora, ele era facilmente reconhecido por suas vestes, por onde passava o povo o reverenciava e o respeitava bastante. Era a encarnação viva da lei de israel. Na época de Cristo, Caifás era o Sumo- Sacerdote, genro de Anás, passou dezoito anos no poder, sendo substituído, posteriormente, por Anás, seu cunhado e filho do seu sogro cujo nome também era Anás.
         Este conselho também era formado por Fariseus e Saduceus, falarei futuramente sobre eles, os príncipes dos sacerdotes eram pessoas que haviam sido sumo sacerdotes, também preenchiam vagas no Sinédrio. Na época, este órgão estava subordinado ao Império Romano, que o tolerava até certo ponto, desde que não ferisse os princípios do Estado. Possuíam uma polícia própria, os lictores, cujo poder era aplicar a "justica". Jesus foi julgado pelo Sinédrio como agitador e blasfemador, na verdade, eles temiam perder o poder que detinham na Palestina, por isso, eliminaram aquele que seria "uma praga" para a sua estrutura de poder montada. Esta história se repetiu na Idade Média e se repete hoje, em várias camadas da existência, vale lembrar a estrutura de poder montada do ponto de vista eclesiástico e como ela teme sucumbir diante da verdade da Palavra.
       Para Pensar.
       Prof. José Costa.

2 comentários:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...