terça-feira, 7 de agosto de 2012

A VIDA NOS TEMPOS DE JESUS, SAMARITANOS.

      A posição dos samaritanos nos tempos de Jesus, é, no mínimo curiosa. Primeiramente, vamos tentar explicar a origem deste povo. Sabemos, por exemplo,  que a Samaria era uma província próximo a  Judéia,  e vizinha da Galiléia. Também sabe-se que este povo não se dava bem com os judeus, não havia uma relação amistosa entre eles. Um ditado da época de Jesus dizia o seguinte: " é melhor comer carne de porco do que um pedaço de pão dado por um Samaritano."
      A questão é: por que esta animosidade entre eles? A resposta exige que voltemos alguns séculos antes de Jesus, especificamente no século oito, quando os Assírios invadiram a região de Israel e levaram cativos os judeus, ora, aos poucos os que ficaram na sua terra, foram  , passando por um processo de miscigenação, logo, a grande acusação dos contemporâneos de Jesus é a de que eles eram impuros, não guardando as leis de Israel e contaminados na sua pureza racial. Além disso, eles adoravam no monte Gerizim, confrontado-se ,assim, com o templo de Jerusalém.
Na época de Cristo eles também lançaram ossos humanos no pátio do templo, contaminando, assim, o Santo lugar, no pensamento dos judeus da época.
      Outro motivo de contendas foi o fato de não apoiarem a reconstrução do Templo de Jerusalém.
      Ao conversar com a mulher Samaritana jesus destrói todo preconceito e revela o fato de que veio para quebrar barreiras e unir povos, mensagem ainda não entendida por muitos.
     Para pensar.
     Prof. José da Costa Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...