sábado, 2 de junho de 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE,GRÉCIA

   Na Grécia a sexualidade tem algumas particularidades, especificidades. A mulher era tido como reprodutora, procriadora, aquela capaz de trazer a tona uma vida, logo, a ideia de sexo como prazer, para ela, era relegada. O Cristianismo bebeu desta fonte. Falo do Cristianismo e não do Cristo.
   O homem podia visitar alguns bordeis que serviam de válvula de escape para eles, a homossexualidade era abertamente praticada, era comum um garoto adolescente visitar seu mestre filósofo para experimentar práticas homossexuais, Platão por exemplo, era visto como um "homem de todas as mulheres e mulher de todos os homens", Sócrates chegou a dizer : "a penetração anal é fonte de inspiração".
   Em Esparta, a situação da mulher era um pouco melhor, pois, era mais autônoma, muito embora devia servir ao Estado como procriadora. Lembrando que Esparta era militarista.
   Os deuses gregos eram dotados de atributos sexuais, basta lembrar de Afrodite, a deusa do amor e de Zeus com suas infidelidades visitando humanas e tendo relações com elas.
    Algumas mulheres, no seu desespero afetivo, se masturbavam com pênis de madeira alcolchoado com couro e lubrificado com azeite.
   Um pouco de história da sexualidade para reflexão.
   Prof. José Costa.

2 comentários:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...