Discípulo de Tales de Mileto e citado na obra de Aristóteles, A METAFÍSICA, como segundo filósofo, Anaximandro é uma figura, no mínimo, notável.
A cidade de Mileto era um centro comercial. Isto proporcionou um terreno fértil para o desenvolvimento do pensamento filosófico. Tales e Anaximandro foram singulares porque pensaram racionalmente sobre a realidade última. Para não fazer injustiça, vale lembrar também, Anaxímenes, que veio depois.
Anaximandro foi um pensador genial. Foi ele que dissertou sobre o arché, ou seja, a base de tudo o que existe. Para ele, o princípio de toda a realidade é o ápeiron, uma substância primigênia, não criada, eterna, fundamento último de toda a realidade. Era o ápeiron uma substância infinita, que deu base a tudo o que existe.
Este pensamento é conhecido como monismo, pois, ao contrário do pensamento mítico anterior, diz que a realidade tem por base um único princípio.
Anaximandro disse uma verdade eterna. Embora não soubesse explicar o que era o ápeiron, ele foi genial na sua afirmação.
Para pensar,
Prof. José Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário