Na sua carta aos romanos, no capítulo 16, o Apóstolo Paulo envia saudações a vários indivíduos ( homens e mulheres), cerca de 26 pessoas. Alguns nomes são citados brevemente, outros com mais detalhes. Nesta lista, aparece algumas controvérsias que tentarei expor de modo bastante sucinto.
O maior debate ou choques de ideias aparece com relação ao no Júnias ( versículo 7), para alguns, Júnias é um homem, para outros, é mulher. Os que defendem que Júnias é um homem dizem que no grego o termo refere-se a alguém do sexo masculino, porém, o texto é obscuro. Na verdade, a diferença básica é o acento, ou seja, se fosse colocado um acento agudo ( embora o grego não usasse acentos) seria feminino, se fosse colocado um acento circunflexo, seria masculino. O fato é que até o século X da História da igreja, o nome Júnias era interpretado como feminino, a partir desta data, porém, com a influência cada vez maior dos homens na teologia, Júnias passou a ser interpretado como homem. A maioria dos manuscritos antigos, mostram o nome como pertencendo a uma mulher, a própria irmã de um general romano, amigo de Júlio César, chamava-se Júnia. Como o nome é associado ao termo Apóstolo, a controvérsia, surgiu. Ninguém questiona, por exemplo, o nome Pérside ( versículo 12), todos entendem que é uma mulher, porém, se viesse atrelada ao nome apóstolo, a controvérsia surgiria. A meu ver, Júnias era uma mulher, pelas razões já expostas acima. No que concerne a Febe, versículo primeiro, a controvérsia surgiu porque foi chamada diaconisa, logo, os defensores da dominação do homem, vão dizer : - ela não era diaconisa no sentido oficial do termo. No entanto, se fosse Febo (rss) ninguém questionaria. Compreende?
Para pensar,
Prof. José Costa.
O termo "apóstolo", nesse caso, teria um sentido mais amplo que o "apóstolo" usado por Jesus para escolher os 12.
ResponderExcluirA palavra "απόστολος" (apóstolos) deriva do verbo "αποτέλλω" (apostélo), do grego, que significa enviar; ou seja, apóstolos significam enviados.
Os 12 enviados escolhidos por Jesus foram escolhidos em Mateus 10;
Provavelmente, Júnias e Andrônico eram os enviados especiais ("apóstolos") das igrejas. Assim como muitos outros que foram enviados às igrejas para dizer-lhes mensagens, acompanhá-las e etc.
(Adaptado da Bíblia de Genebra)
claro amigão, apóstolo com uma mitra e um báculo é invenção da igreja romana. Obviamente, apóstolos só foram os doze ( Paulo entre eles) judas traiu Jesus. o fato é que Júnias era uma mulher, provavelmente, e com um "dom de mensageira", por assim dizer. É isso aí. valeu. E Apóstolos não eram esses surtados dos dias atuais..
ResponderExcluirMulheres poderiam ser companheiros de cela naquela época? :D
ResponderExcluirparece que ele era um homem.
BEM COLOCADO, PORÉM, COMPANHEIRO DE PRISÃO NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE A MESMA CELA. UM ABRAÇO.
Excluir