Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 7, 2012

O CISMA DO ORIENTE

O que foi este cisma? Em que ano ocorreu? por quê? é o que vamos abordar de modo sucinto nas linhas a seguir.       Conforme já foi dito anteriormente, o Império Romano caiu nas mãos dos bárbaros, assim chamados pelos romanos, em 476 d. c. no entanto, a parte que caiu foi a parte ocidental. No Oriente, o Império ainda vigorou por mais mil anos, aproximadamente. Em 395, com a morte do  Imperador Teodósio o Império foi dividido   em duas partes, a capital do Oriente passou a ser Constantinopla e a capital do Ocidente, Milão. Houve bastante diferença na formação destes dois Impérios, a saber: enquanto o Ocidente falava-se o latim, língua romana, o Oriente foi profundamente influenciado pela cultura grega, logo, a língua utilizada era o grego. No Ocidente houve uma profunda retração do comércio, ao passo que no Oriente ele intensificou-se. A parte Ocidental viu nascer, cada vez mais, o poder papal, conformem já foi dito, a Oriental estrava sob a sombra do Patriarca de Constantinopla.   O Ci…

BREVE HISTÓRIA DA IGREJA, O PODER ECLESIÁSTICO MEDIEVAL

Após a ascensão de Constantino ao poder, a igreja ficou disforme (ver meu artigo sobre Constantino). A estrutura de poder começou a se solidificar, o bispo de Roma fortaleceu-se ( ver artigos sobre o poder papal ), surgiram reinos Germânicos - Romanos, surgiu a  aliança entre Estado e igreja. A igreja tornou-se, com efeito, a maior instituição feudal da Idade Média, com ricos mobiliários, dona de uma terça parte da Itália. Dominava a cultura, a educação, a mentalidade. Impunha o medo. Houve um instrumento de tortura e de dominação conhecido como Inquisição. Era um meio de impor o medo. Puro instrumento de manipulação, de tirania.        No século VIII, com a união do clero com o reino Franco de Clóvis, e, depois, com O Rei Franco chamado de pepino, o Breve, a igreja recebe doações generosas, em troca apoiou um usurpador do trono, Pepino, O breve. Este tomou o poder de seu antecessor, dando ,um golpe com as bênçãos de Roma, que, por sua vez possuía interesses feudais. Os fins justificav…

ADÃO E EVA

Eles são, sem dúvida, o casal mais famoso da História. Não existe outro mais falado e mais lembrado. Nem mesmo Fred e Vilma, rss. A História bíblica nos diz que o pecado entrou no mundo por meio deste casal. O objetivo aqui é expor as lições de natureza psicológica acerca deste assunto.        Adão é homem, é barro, é macho, é domínio, é trabalho, é terra. Ele é o cabeça de toda humanidade. É o primeiro de muitos. ...admitir que a humanidade descenda de diversos casais é o mesmo que admitir que, em dado momento, a natureza teve uma profusão sem sentido ( Soren Kierkegaard, o conceito de angústia, pag.55,56)            O nome Adão significa terra vermelha. Ele simboliza, assim, o ser humano que veio do pó e ao pó voltará, simboliza a finitude, simboliza o caráter instintual humano de ir a luta, simboliza a caça, o avanço, o sair de casa. Adão é homem, é alguém que precisa de complemento emocional, a costela. É vazio que, procura preenchimento. Eva, mãe, vida, este é o significado d…

ARCA DA ALIANÇA. ONDE ELA ESTÁ?

O livro do Êxodo, no Antigo Testamento, fala de uma arca sagrada onde estariam contidas as tábuas da aliança. Também chamadas de tábuas dos testemunhos. Esta arca era feita de madeira de acácia e seria toda coberta de ouro. Dois varais laterais eram postos em argolas, a fim de levarem a mesma pelo deserto, enquanto os judeus peregrinavam. Ela ficava guardada no lugar mais santo do tabernáculo. Era vista apenas pelo sumo sacerdote. Acima dela ficavam dois querubins.          Passado os anos, com a construção do templo de Salomão, ela continuou restrita, agora, no templo. Com a destruição do templo de Salomão, por Nabucodonosor, no século sexto a.c.,ela, literalmente, sumiu da História. Existem, porém, alguns relatos que indicariam a sua localização. Veremos.          Em primeiro lugar, existe uma indicação de que Jeremias, um profeta do Antigo testamento, teria colocado a arca em uma caverna, próximo ao monte Nebo, localizado na atual Jordânia. Este relato está no livro de Macabeus, apóc…

HYPÁTIA, A FILÓSOFA DO HELIOCENTRISMO.

Ela é considerada como uma das maiores mentes da sua época. Foi filósofa, matemática, escritora e astrônoma. Ao que parece, na adolescência, viajou para Atenas, a fim de estudar filosofia. Nasceu em 355 d.c. porém, esta data é questionada. O certo é que ela viveu em Alexandria, no quarto século da era cristã. Era filha de um professor da academia de Alexandria.        Hypátia estudou a teoria de Aristarco. Este filósofo viveu no séc. terceiro antes de Cristo e foi o primeiro a  afirmar que a terra girava em torno do sol. A conhecida teoria Heliocêntrica, confirmada séculos depois por Copérnico e galileu e negada pela a igreja obscurantista e autoritária da Idade Média.         Esta professora de Filosofia e de estudos astronômicos ensinou na Academia de Alexandria durante anos e tentou comprovar a teoria de Aristarco. Foi considerada herética pela igreja. Na época, O cristianismo já estava em ascensão ( ver meus artigos sobre Constantino). Cirilo de Alexandria via em Hypátia uma herege.…

O PAPADO DE GREGÓRIO, O GRANDE.

Ele é considerado como um dos maiores papas de todos os tempos. Foi eleito no ano de 590 d.c. Conforme já vimos, no século quinto, Leão, o Grande, foi considerado o primeiro papa, no uso atual do termo, embora não com tamanha proeminência dos dias atuais. Gregório teve a importância, no século sexto, que Leão teve no século quinto.           Gregório foi um papa generoso com os pobres, várias vezes acudiu aos necessitados em várias partes da cidade. Ele dedicou-se com afinco as causas sociais e espirituais. Foi também um escritor. Embora suas suas obras não possuam originalidade. Bebeu de Agostinho. Com Gregório, a doutrina do purgatório passa a assumir sua forma original. Conforme sabemos, ela não possui base escriturística, porém, Gregório passa a afirmar aquilo que Agostinho teorizou, ora, o bispo de Hipona era um filósofo, ele falou teoricamente sobre a possibilidade de um lugar onde as almas ficariam antes de ir pra o gozo celeste. Pura hipótese. Isto nos escritos de Agos…