Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 13, 2012

MARTHIN LUTHER KING

king foi um importante pastor Bastista norte-americano, nascido em 1929, no período da grande depressão, também conhecido como período entreguerras. Formou-se em Sociologia em 1951 e, no ano de 1956 tornou-se o líder de um movimento conhecido como boicote do Alabama, onde liderou uma greve geral contra as empresas de ônibus deste Estado. Através desta greve ,que durou 381 dias, os negros não iam trabalhar de ônibus em protesto contra a segregação racial.    No fim da greve a Suprema Corte Norte- Aamericana declarou ilegal a segregãção racial nos ônibus. Foi uma vitória notável. Vale lembrar que na época a segregação racial era oficial nos E.U.A.    Em 1963, liderou a Marcha em Washington,o então presidente John Kenedy decretou o fim da segregação . Outra notável vitória.    Em 1964, ganhou o prêmio Nobel da paz.    Faleceu em 1968, assassinado em um hotel, com um tiro no pescoço.    Será que o preconceito deixou de existir? ou será que ainda existe na sociedade,como  na tv, no cin…

FALANDO SOBRE HITLER

Hitler não era alemão, e sim austríaco, nasceu em uma cidade próxima a fronteira alemã, em 1889, ainda jovem perdeu sua mãe, no começo do século vinte. Trabalhou um bom tempo na Áustria como autônomo, pintando quadros e cartões postais, chegou mesmo a trabalhar em uma estação ferroviária como carregador. Em 1913 foi para a Alemanha atraído pela idéia de antissemitismo e nacionalismo. Lutou na primeira guerra mundial ao lado dos alemães como soldado voluntário. Destacou-se por sua bravura.    Quando criança brincava de guerras com os seus amigos, era sempre o mentor da brincadeira , a mente estrategista. Tinha por hábito ler uma revista chamada Ostara, nesta, as ideias de Arianismo se destacavam, ou seja, o pensamento de que os alemães era uma raça superior. Aderiu ao partido Nazista em 1919 , pois, tinha um grande poder de oratória. Beneficiou-se da grande depressão de 1929 e, fortaleceu-se, o seu partido por exemplo, elegeu vários deputados. Em 1933 já bastante popular, foi convi…

MULHERES, SEJAM SUBMISSAS AOS VOSSOS MARIDOS. O QUE SIGNIFICA ISSO?

A Bíblia não é machista. Isto é mais do que evidente. A palavra de Deus se transforma em palavra do homem pela manipulação de pilantras adoecidos e fanáticos, logo, existe um mal uso do trexto bíblico, muitas vezes. Durante séculos a igreja institucionalizada calou a boca de muitos , tiranizou, e, com a ajuda de Tomás de Aquino que já bebeu de Aristóteles, intensificou a misoginia eclesiástica. Este influente teólogo chegou a dizer, repetindo Aristóteles, que a mulher era um homem com defeito e "possuía menor força mental que o homem".
   Esta idéia tomou conta do pensamento medieval e ainda é viva em muitos círculos religiosos.
   Paulo discorreu sobre o assunto sem ser misógino, quero considerar algumas questões: a)A mulher deve ser submissa ao marido, porém, ao marido segundo Cristo, ora, Cristo não tiraniza a igreja e não a manipula, logo, a Bíblia não é machista nem misógina. b) Toda mulher bem amada se submete ao marido em amor , sem necessidade de "forçar a ba…

JESUS, MISOGINIA E IGREJA

Jesus não era misógino. Isto é um fato. Basta ler os Evangelhos e ver a quantidade enorme de passagens onde ele aparece valorizando as mulheres, fala com a mulher samaritana em público e ainda pede água a ela, em um tempo no qual falar com uma mulher em público era proibido, principalmente para um rabino. Era, de fato, um escândalo. Ele não está nem aí pra isso. Aliás, para Jesus a provocação era um prazer, um objetivo, era colocar vinho novo em odres velhos, para romper os odres da religião caduca.    Permite que mulheres o acompanhem, basta lembrar de Joana esposa do procurador de Herodes, entre outras. E quando ressuscita aparece primeiro a quem? a uma mulher maria Madalena, a quem a igreja transformou em prostituta, porém, a  Bíblia nada diz a respeito. Mulheres são mencionadas nas cartas paulinas com bastante simpatia, entre elas Júnias, na carta aos Romanos, transformada em homem na interpretação Medival machista, além desta temos Trifena, Trifosa, entre outras.    Durante séculos…

PROVÉRBIOS E SABEDORIA, SABEDORIA DOS PROVÉRBIOS.

O que é um Provérbio? A resposta é simples: São ditos, ou seja, ditados breves com uma ou mais sabedoria condensada. Em geral , os provérbios não possuem contextos, são rápidos, vão direto ao assunto. Como falei , possuem sabedoria em forma sintetizada, breve, sucinta.
   Vale então falar sobre a diferença básica entre sabedoria e conhecimento. O conhecimento é adquirido todos os dias, através da educação , formal ou informal, pela cultura, no lar, na escola, entre amigos etc. A sabedoria é a prática deste conhecimento, é o conhecimento colocado no cotidiano, logo , a sabedoria é prática e o conhecimento nem sempre é. Alguém pode ter grande conhecimento e ser um tolo, outro pode ser sábio sem ser um grande conhecedor, sem ser um erudito.
   Isto posto, consideraremos algumas facetas da sabedoria, quais sejam: a) A sabedoria é ponderar o que é bom e o que não é para a vida , em todas as sua dimensões; b) É sabedoria calar na hora certa e falar na hora certa. c) É sábio ser corrigido…
ORIGEM   DA  ALMA.

   Começo dizendo o seguinte: até hoje, nem a filosofia , nem a psicologia, nem a teologia, entre tantas outras gias, (rsss), esclareceram totalmente o princípio da alma no ser humano, logo, o tema não esclarecido absolutamente.
   Discorrerei sobre algumas teorias sobre a origem da alma.
    A primeira delas é de caráter filosófico, é a chamada TEORIA DO PRÉ- EXISTENCIALISMO. Segundo esta teoria a alma existia em mundo metafísico, anteriormente ao seu estado atual, ou seja, ela existia antes do corpo, e, de alguma forma entrou na sua casa, por assim dizer, que é o corpo após a concepção do mesmo. As alma estariam "estocadas" em um mundo metafísico e adentraria no ser humano.     Outra teoria é a TEORIA TRADUCIONISTA, segundo ela a alma tem a sua origem no momento da concepção do feto , ou seja,  da união do óvulo com espermatozóide, e, ela viria ou do espermatozóide ou do óvulo, não explica-se bem como. Talvez tenha a origem nos dois ao mesmo tempo.     A…