Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 19, 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( SEGUNDO SABER). EDGAR MORIN

O pensamento pertinente. Este é o segundo saber proposto por Morin. Ora, o ser humano é, ao mesmo tempo, social, biológico, psíquico, cultural, etc. logo, todo saber é multidimensional. Estamos acostumados a compartimentar os saberes, a decompor, a partir, a desunir, a isolar. Isto nos leva a atrofia mental. O conhecimento verdadeiro é integrado. Como dissociar a economia do seu contexto? Ou outra área do saber? Conforme disse o Pascal :"Não se pode conhecer o todo sem conhecer as partes ou conhecer as partes sem conhecer o todo". E Morin falou:" É  necessário um saber que distingue, porém une. Todo conhecimento é integral, plural , multidimensional.  Muito mais agora que estamos na Era Planetária.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( PRIMEIRO SABER).

"Todo conhecimento está sujeito ao erro e a ilusão. " Este é, com efeito, o primeiro saber proposto por Edgar Morin. A grande questão é esta: O que é o conhecimento? Nós o ensinamos, porém, qual a sua natureza? Ele está sujeito ao erro. Ora, sabemos que o nosso conhecimento das coisas é em parte. Percebemos por meio dos sentidos as coisas, portanto ,este conhecimento não é o espelho da realidade, é apenas uma tradução dela, logo, imperfeito, sujeito a erros.      um exemplo disso está na História. Durante muito tempo o GEOCENTRISMO foi encarado como verdade. Um erro crasso. Vidas foram ceifadas por causa "desta verdade". Erro fatal. Até que desvendou-se aquilo que estava velado, ou seja, o HELIOCENTRISMO, ele teve a sua comprovação através de avanços elaborados. Descobriu-se o erro. O erro aparece pois como uma oportunidade de aprendizagem. O maior erro seria subestimar o problema do erro" ( Morin).     Para pensar,     Prof José Costa.

EDGAR MORIN ( PARTE DOIS).

Edgar Morin ( o homem planetário), casou -se com Violette e teve duas filhas , a saber: Irene e Veronique. Já na década de 1960 e 1970 se opõe ao colonialismo francês na Argélia. Também funda o Centro de Estudos de Comunicação de Massa. "A educação deve ser um despertar para a filosofia, música, arte, literatura, isso é o que preenche a vida. Isso é o seu papel." Disse ele.    Funda também, por essa época, o Centro de Estudos Internacional Bioantropológicos. É convidado a trabalhar no Ministério da Educação da França.    Morin recebeu o título de cidadão planetário pela UNESCO, no ano 2000. É neste ano que escreveu um dos seus livros mais importantes: OS 7 SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO.    Escreverei sobre estes saberes.    Para pensar,    Prof. José Costa.