domingo, 4 de março de 2018

MITO NÓRDICO

   No princípio, não havia nada, além de Névoa e fogo. Caos absoluto. A terra de muspell era quente, habitada apenas por SURT, com sua espada flamejante( um dia ele vai fazer acontecer o RAGNAROK.
   Algumas geleiras foram derretidas pelo calor infernal do muspell, um local intensamente flamejante. Do derretimento dessas geleiras, surge um gigante primevo (ymir). Curiosamente, uma vaca gigante também surge deste derretimento. Através desta vaca, quando ela lambia as geleiras, surgiu BURI (um ancestral dos deuses).
    Ora, YMIR, ao dormir, rimou não foi?, Rss deu origem alguns gigantes homens e mulheres. Estes seres co - habitaram com o BURI ( O ANCESTRAL DOS DEUSES). Nasceu BOR, QUE UNIDO A BESTLA, deu origem a 3 deuses, a saber:ODIN, VILI E VE. Estes deuses foram os criadores da humanidade. Como eles viviam no vazio ( ginnungagar), eles resolveram matar ymir, do seu sangue formaram os oceanos e dos seus ossos as montanhas, etc. criaram também o ser humano. ODIN SOPROU VIDA EM DOIS TRONCOS DE MADEIRA, VILI LHES DEU VONTADE E VE, OS MEMBROS. Odin, portanto, é o pai de todos. Ask é o homem e Embla, ou olmo, a mulher, destes dois descendem toda espécie humana.
     Falando de mitologia nórdica,
     Prof. José Costa,
     Para pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...