quarta-feira, 15 de novembro de 2017

OS IRMÃOS KARAMÁZOV

   Já falei em outra oportunidade sobre Dostoiévski, procure ler em artigos anteriores. De fato, foi um dos maiores escritores russos. Um dos grandes que a História nos legou.
   Os irmãos Karamázov foi o último livro escrito por Dostoiévski, na segunda metade do século XIX. A sua obra prima.
   O livro nos fala de uma família um tanto estranha, controvertida, cheia de encontros e desencontros. O patriarca da família é Fiódor Karamázov, um"bon  vivant", alguém que adora os prazeres da existência. Um ser absolutamente devotado a "bagaceira" , por assim dizer, um indivíduo voltado somente para si. 
    Os filhos deste vivant, são três ( quatro)???? Temos o Dimitri Karamázovi, o mais velho, filho de uma das esposas de Fiódor. Aliás, alguém que não se dá muito bem com s seu pai. Dimitri não chega a ser como o seu genitor, porém, tem um pouco dele. Gosta da vida e de tudo o que ela lhe oferece. Gosta de mulheres, aliás uma das mulheres por que se envolve é uma amante do seu pai, a saber, Gruchka. Os dois chegam a brigar, por causa dela.
     O segundo filho é o Ivan Karamázov, irei me deter sobre ele brevemente, no próximo artigo, é, a meu ver, um dos personagens centrais deste livro absolutamente fantástico do Dostoiévski,
     Para pensar, 
     Prof. José Costa,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...