Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 20, 2013

O EVANGELHO DE JOÃO MARCOS

Todo mundo sabe que Marcos é um livro bíblico, aliás, o segundo na linha lógica da Bíblia. Alguns não sabem é que ele foi o primeiro Evangelho a ser escrito.
    Marcos é pequeno, formado por 16 capítulos. Este evangelho foi escrito para uma comunidade gentílica em Roma. Ora, é fato de que neste livro não existem genealogias, aquelas listas cansativas de nomes judaicos, com a seguinte informação: fulano gerou cicrano, que gerou beltrano, etc. Ademais, Marcos é rápido, dinâmico, isto era típico do estilo romano, a práxis. Roma não estaria interessada em genealogias. Entende-se que Pedro foi uma ajuda considerável para Marcos. Este Apóstolo chega a dizer que Marcos é seu filho, um modo carinhosos de falar.       Papias no século segundo nos diz que Marcos foi o intérprete de Pedro. É sabido também que Mateus e Lucas bebeu de Marcos. Muito do que está nestes dois Evangelhos tem por uma base comum o livro de Marcos.       Para pensar,        Prof. José Costa.

OS SOFISTAS

Quem era o grupo conhecido como sofistas? eles viveram no século V a.C. e foram contemporâneos de Sócrates. O contexto no qual eles viveram era o auge da democracia ateniense. Atenas, cidade eminentemente marítima e comercial tinha por base a democracia. Limitada, é verdade, mas, era uma democracia. A democracia ateniense não abarcava todos os indivíduos. Escravos e mulheres, por exemplo, não eram cidadãos. Novas classes sociais havia emergido em Atenas, a saber, comerciantes e artesãos. A ágora era o centro da disputa política, era o lugar da discussão, do debate, da oratória. É neste contexto que surgem os sofistas.   Eles eram professores ambulantes que iam de cidade em cidade ensinando a arte da oratória. Foram os primeiros professores remunerados da História. O nome sofista vem de sophos, sabedoria.  O termo foi deturpado, pois, os sofistas ensinavam a arte de debater e ganhar o debate, sem se importar se o que estava sendo dito era verdade ou não. Foram inimigos de Sócrates. …