domingo, 7 de julho de 2013

DEUS PAI E SENHOR, O SENHOR QUE É PAI

   EXISTE, NA BÍBLIA, ALGUMAS SIMBOLIZAÇÕES DE DEUS. FALAR DE DEUS É FALAR DO INACESSÍVEL. SÓ PODEMOS FALAR DELE " TATEANDO NO ESCURO". SENHOR E PAI SÃO SÍMBOLOS QUE EXPRESSAM A REALIDADE E DEUS PARA A MENTE FINITA.
      O DEUS QUE É SENHOR EXPRIME AQUELE QUE TEM O PODER DE MANDO, OU SEJA, AQUELE QUE FAZ AS LEIS, QUE GOVERNA. ELE É SENHOR E EXIGE OBEDIÊNCIA ABSOLUTA A SUA PALAVRA A SUA VONTADE. E A SUA PALAVRA NÃO É COMPOSTA E CAPRICHOS DIVINOS. É VIDA. NÃO É MANDAMENTOS LEGALISTAS E TRADIÇÕES HUMANAS.
       O DEUS QUE É PAI REVELA UMA RELAÇÃO AMOROSA COM OS SEUS FILHOS. ELE NOS ACEITA APESAR DE SERMOS INACEITÁVEIS. O DEUS QUE É PAI REVELA UMA SEGURANÇA PARA O SEUS FILHOS.
   OS DOIS CONCEITOS SE INTERAGEM. UM DEUS SOMENTE SENHOR NÃO PODERIA EXPRESSAR ACONCHEGO AMOROSO E UM DEUS SOMENTE PAI NÃO EXPRESSARIA AS IDEIA DE OBEDIÊNCIA E JUSTIÇA, PORTANTO, O DEUS AMOROSO NÃO É BONACHÃO E O DEUS SENHOR NÃO É TIRANO.
        PARA PENSAR, 
        PROF. JOSÉ COSTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...