Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 3, 2012

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE, CRISTIANISMO E O CELIBATO

Chegou a hora de falar sobre o Cristianismo,no contexto da HISTÓRIA DA SEXUALIDADE. Falarei de modo mais abundante acerca do significado deste tema no contexto da cristandade.    O CELIBATO  é o primeiro assunto no qual irei deter-me.    O CONCEITO DE CELIBATO não é bíblico.Ele possui suas raízes no paganismo das religiões da antiguidade, tanto na Babilônia como no Egito este conceito era acentuado. Ele é encontrado, por exemplo, no culto a Osíris. O Cristianismo bebeu, não da palavra, mas, do conceito paganizado. Demóstenes, filósofo grego, dizia que era necessário se abster das relações sexuais para se apresentar em um culto de um deus. Alguns sacerdotes babilônicos se castravam para servirem melhor ao seu deus, a fim de se tornarem mais puros e melhores mediadores entre o seu deus e os fieis.    O CELIBATO passou a ser usado no Idade Média como meio de confiscar os bens de um padre que não possuísse filho, ora, os seus bens ficavam para a Igreja e não para os herdeiros. Que herdeir…

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE, ISLAMISMO

O Islamismo é uma religião que surgiu no século sexto depois de Cristo, cujo fundador foi Maomé. Segundo ele, o anjo Gabriel lhe apareceu lhe concedendo visões. A partir daí, e, principalmente após sua morte, a expansão islâmica ocorreu.    A sexualidade na religião islâmica tem elementos do Judaísmo e do Cristianismo.    Diferente do Cristianismo, porém, o ascetismo não é enfatizado, o pessimismo sexual da religião Cristã não existe.Posteriormente, em outra ocasião, falarei abundantemente sobre o Cristianismo. O Islâmico acredita ter um paraíso de deleites para todo aquele que morre pela causa religiosa de Maomé, e o prazer aqui na terra é enfatizado. A poligamia é enfatizada, apesar  de serem duros com adultério, vale lembrar que, adultério e poligamia são coisas distintas.    No mês de Ramadã, no entanto, prega-se abstnência sexual.    O casamento é visto com boa estima,e, embora haja poligamia, não é regra geral. A virgindade é enfatizada. A contracepção não é alvo de fúria, com no …

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE,ÍNDIA

Na India a espiritualidade se mistura com a sexualidade, existe uma interligação entre religião e sexo.    O papel do sexo em relação a mulher é muito melhor do que na Grécia. Lembrando que na Grécia o papel feminino era de reprodução. O prazer da mulher é bastante acentuado na literatura indiana, ela não é vista como uma mera reprodutora, mas, como alguém que deve ter prazer. O Kama Sutra , por exemplo, é um livro que permite uma variação de posições, visando o gozo da mulher.    A homossexualidade não é bem vista, como na Grécia.    O aborto é condenado.O adultério também.    Curiosamente, entre as classes mais abastadas,( estamos falando da Ìndia clássica) havia prostitutas de plantão, que eram vistas como pessoas energizadas, vitais. Os abastados gozavam dos seu serviços.     Na Índia clássica o casamento era muitas vezes arranjado e tido como sagrado. O homem podia ter mais de uma mulher.A virgindade era altamente valorizada.    Muitos deuses indianos eram polígamos, Shiva, po…

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE, ROMA

Em Roma a sexualidade tomou basicamente os mesmos contornos dos gregos, porém,  com algumas diferenças básicas, a condição da mulher, por exemplo, era um tanto melhor, lembrando que a mulher na Grécia era vista como uma reprodutora. Em Roma este pensamento é diferenciado um pouco , ela possui mais liberdade, e as literaturas romanas mostram uma preocupação maior com o prazer feminino, com orgasmo da mulher.    Em relação a homossexualidade os romanos são mais ponderados que os gregos, embora existisse a condição homossexual ela é vista com mais moderação. Havia é claro , imperadores homossexuais, como mostra a História, Adriano, por exemplo, mantinha um caso com um jovem, porém a mentalidade romana era mais conservadora, por assim dizer, nesta área.    Os deuses romanos eram basicamente os mesmos dos gregos ,com nomes diferentes, e um deus em particular é homenageado nesta área Príapo o deus da fertilidade e que aparece sempre ereto, daí o nome priapismo para uma doença.    Falando so…