sábado, 25 de agosto de 2012

ESCRIBAS E DOUTORES DA LEI.

      Quem eram os escribas e doutores da lei, na época de Jesus? os Evangelhos fazem alusão a eles de forma abundante. Jesus assume uma posição de contestação em relação a estes indivíduos.Muito eu teria que falar, porém, irei fazer um resumo básico.
      Nem todo escriba era doutor da lei, embora todo doutor da lei fosse, de fato, um escriba. Eles surgiram em um período pós-exílio, quando os judeus começaram a se organizar em sinagogas, estes centros de estudos da Torá, a lei de Deus. Era o século sexto antes de Cristo, para simplificar a data. Nos dias bíblicos, faziam parte do Sinédrio, esta corte judaica que possuía grande força em Israel. Na verdade, os doutores da lei tinham grande influência, principalmente na educação de indivíduos e no seu julgamento. Eles tinham feito "uma cerca em volta da lei", eram respeitados por todos, monopolizavam a educação. Diziam que viviam da lei e para a lei. Enquanto os sacerdotes viviam no Templo, os escribas viviam na sinagoga. foram eles que fizeram vários comentários acerca da lei, as tradições dos anciãos, o Talmude o Mishnah, etc. Jesus reprovou-os de modo severo, principalmente no livro de Mateus ( ver o capítulo 23). A grande contestação de Jesus era a de que eles esqueceram do espírito da lei e se apegaram a sua letra, tinham se tornado, portanto, letristas, e a letra mata, as palavras, de fato, são espírito e vida, não são letra morta. A História da igreja é uma História de letra que mata, com raras exceções. Foram eles que produziram "pequenas leis morais" que eram acréscimos a palavra de Deus, isto lembra o legalismo das igrejas, com seus códigos de conduta moralista e castrador. Jesus "odiou" tudo isto e foi perseguido por eles, pois, a vida(palavra) foi perseguida pela morte ( letra).  Para pensar. prof. José da Costa Moura.

11 comentários:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...