sexta-feira, 26 de julho de 2019

O MITO MALALA YOUSAFZAI ( PARTE DOIS).

   Malala. Esta é uma menina especial. Símbolo dos direitos humanos. Pouca gente sabe, mais o nome Malala é homenagem a Malalai , uma menina afegã que no século XIX, em meio a uma guerra entre ingleses e afegãos incentivou os soldados a lutarem. Os ingleses perderem a batalha.
   Malala nasceu e cresceu dentro de uma escola. teve grande influência de seu pai, Ziauddin, que fundou um colégio e acreditava no poder da educação, inclusive para mulheres.  Em 2007 o Talibã, grupo fundamentalista islâmico, dominou a região do Swat. Proibiu o ensino de meninas; invadiu prédios e comete várias atrocidades.  A jovem paquistanesa dá início a um blog, no ano de 2009, com um pseudônimo de Gul Makay. Escreve denunciando o domínio deste grupo na região. É neste blog que ela diz que "uma caneta é mais importante e mais poderosa que uma metralhadora."
   Malala ganha um prêmio em 2011 chamado de prêmio nacional da paz em reconhecimento da sua luta pela educação. Começa o receio de uma retaliação. Embora este receio se dá pelo fato dela temer um ataque ao seu pai.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...