sábado, 29 de junho de 2019

A CARTA BILHETE A FILEMOM

   A menor carta escrita por Paulo chama-se Filemom. De fato, é um verdadeiro bilhete. Você pode lê-la em 1 ou dois minutos. 
 Escrita, provavelmente, em 61 d.C. não existe dúvida da sua autenticidade. Ela está ligada a carta aos Colossenses. Tem o mesmo destino; o mesmo autor; e o mesmo portador, a saber, Tíquico. Ademais, vários personagens figuram nesta carta que também aparecem em Colossenses. Lucas, Marcos, Demas, Epafras e Aristarcos. Aliás, Filemom tem sido colocada como uma carta que atesta a autenticidade de  Colossenses. 
  Escrita, provavelmente de Roma, quando o Apóstolo estava preso ela é endereçada a um senhor de escravos chamado Filemom, Áfia e Arquipo. Fala também da igreja que está em sua casa.
  O corpo da carta é o seguinte: ONÉSIMO ( útil) , havia fugido de seu senhor e teria se refugiado com Paulo, tornando-se cristão. Existe um apelo do Apóstolo para que ele seja recebido pelo seu senhor e perdoado, ademais, Paulo pede pra que ele retorne porque será útil. 
   A tradição diz que este Onésimo virou supervisor de Éfeso, anos depois, visto que Inácio de Antioquia faz referência a um Onésimo que era bispo de Éfeso na época. Este documento tornou-se uma verdadeira carta de alforria para ele, sendo assim , conservada.
  Ela constitui uma verdadeira alegoria sobre o significado da fé e a reconciliação com o Pai.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...