terça-feira, 16 de abril de 2019

A CARTAS DE PAULO AOS EFÉSIOS

   A carta aos Efésios foi escrita por Paulo no primeiro século da era cristã. O ano foi provavelmente 60 ou 61 d.C. quando ele estava preso em sua própria casa na cidade de Roma. É bom lembrar que Efésios está relacionada como uma das cartas da prisão. Colossenses , Filemon  e Filipenses também são  consideradas como  cartas da prisão. 
  Ora, quanto a autoria paulina, embora haja contestação, a originalidade de Paulo aparece na carta de modo evidente. O apóstolo esteve em Efésios, uma cidade portuária ao oeste da Ásia Menor, durante 3 anos. Ele ensinou diariamente aos seus discípulos e teve uma profunda relação de afeição por eles. De tal modo, que quando  separam-se, o choro aparece de forma abundante. Basta lê os capítulos  19 e 20 de Atos pra observar isto. Um dos grandes temores , por exemplo, do Apóstolo era de que gananciosos entrassem no rebanho para manipular as ovelhas. era a preocupação com os " cobiçosos em nome da fé", que com efeito, aparecem hoje nas confrarias religiosas e nos centros de poder da religião , mercantilizando a fé e ganhando em cima disto, explorando a ingenuidade das pessoas.
   Acredito que falarei mais sobre esta carta posteriormente.
   Para pensar, 
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...