segunda-feira, 18 de março de 2019

CARTA AOS GÁLATAS

   Gálatas é conhecida como a pequena Romanos, ou um esboço da carta aos Romanos. Ela tem um conteúdo essencialmente anti - legalista.
  Esta epístola foi provavelmente escrita em 48 d. C. e tem algumas
características, a saber: a) O apóstolo parece claramente ter uma certa afinidade com os seus destinatários; e, por sua vez os seus destinatários tem certa afeição  por ele. b) Ele faz um certo esforço para dizer que sua mensagem está de acordo com a dos Apóstolos em Jerusalém. c) É enfático ao falar do formalismo, do legalismo e da possibilidade de seus convertidos deixarem o conteúdo do Evangelho da graça por um evangelho que não é evangelho, mas a sua negação. Qualquer semelhança com os dias atuais, de confrarias religiosas e legalismos constantes não é mera coincidência.
   Gálatas é uma Epístola pouco questionada, pois a marca de Paulo está clara nas suas linhas gerais, seu pensamento enfático de dizer claramente que distante de Cristo está aqueles que querem se auto - justificar mediante a lei. Da GRAÇA decaíram.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...