terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

HISTÓRIA CONCISA DO CARNAVAL

   O carnaval é uma festa que teve a sua origem na Grécia antiga ( sec. VI a. C.) . Embora alguns historiadores falem de festas egípcias dedicada à deusa Ísis, já por volta de 2000 a.C. que tenham semelhanças carnavalescas. Há indícios de procissões que levavam embarcações em um carro, homenageando Ísis, esposa de Osíris, a deusa das navegações. Os fiéis usavam máscaras nestas procissões
 Na Grécia, muitas danças eram realizadas para homenagear Deméter, a deusa da fertilidade e irmã de Zeus. Também conhecida como Ceres, em Roma. Daí a origem da palavra cereal. Em Roma, seu culto chamava-se cereália.Na Grécia, os mistérios eleusianos.
  O termo carnaval tem a sua origem na Idade Média e vem do latim carne vale, anunciando a quarta -feira de cinzas, ou seja , o fim da carne, devido ao começo da quaresma. Vale salientar que a quaresma é o período de quarenta dias após o carnaval, tem seu início na quarta-feira de cinzas e seu término no domingo de ramos ( início da semana santa). Coisas do sagrado e não do santo, pois " o sagrado a gente faz o santo é" ( Caio Fábio). E em Cristo, tudo é sacro, ou seja, não há geografias santas nem datas sacralizadas.
   A quaresma tem sua origem , portanto, no quarto século d.C.
   Na Idade Média, a festa do carnaval passou a ser incorporada ao calendário religioso. Foi uma tática usada pela igreja a fim de atrair os fieis. Ora, eles podiam usufruir da festa, desde que assumissem o compromisso com a quaresma. Era Dionísio e Apolo andando juntos. No ano atual ( 2019), a quaresma inicia em 06 de março e termina em 18 de abril. No período medieval, era conhecido como " a festa dos loucos". O uso de máscaras e danças continuavam, começa também o molha molha e o mela mela, com águas sujas inclusive. Usava-se também lançamento de limões podres.
 O carnaval brasileiro é europeizado, ou seja, tenham sua influência vinda de Portugal. Neste país, a festa chamava-se ENTRUDO. Era a festa que antecedia a quaresma ( 3 dias antes). No Brasil colônia usava-se o mela mela, água suja e bonecos de madeira. Alguns elementos de origem africana foram introduzidos como o batuque , por exemplo. Na década de 1930, começa o costume do rei momo. Ora, MOMO , era o deus grego da sátira e da ironia. O deus da zoação. Do " tirar onda". Por isto, foi expulso por Zeus do Olimpo.
  Para pensar, 
  Prof. José Costa.
   
   
  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...