segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

CORINTO E O APÓSTOLO PAULO

  Corinto era uma cidade grega que na época do Apóstolo Paulo estava na condição de colônia romana. Seu principal porto era Cencreia.
  A cidade era conhecida pelo culto a deusa Afrodite ( Vênus) e também era conhecida por sua lassidão moral. Corintianizar era sinônimo de "bagaceira" , por assim dizer. Outros deuses gregos também eram cultuados nesta cidade, entre eles Diana, a deusa da caça.
  O Apóstolo Paulo esteve em Corinto durante a sua segunda viagem missionária por volta de 50 d.C. quando lá esteve por mais de um ano. Diz o texto de Atos dos Apóstolos que ele fixou a base de operações ao lado da sinagoga, na casa de um certo Gaio. Crispo, o principal da sinagoga creu na sua palavra.
   Foi também nesta cidade que Paulo encontrou Áquila e Priscila, um casal que faziam tendas, sendo, portanto, do mesmo ofício de que ele. Na carta aos romanos ele faz referência a este casal , quando diz que eles tinham uma igreja que se reunia na casa deles. Algum tempo depois, em Éfeso, Paulo vai escrever uma carta aos Coríntios. Falarei dela depois.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...