sábado, 26 de janeiro de 2019

AS AMAZONAS E O MITO

  Amazonas era o nome dado às mulheres guerreiras descendentes de Ares, o deus da guerra. As mais famosas são Hipólita e Pentesiléia. Hipólita lutou com Hércules, e Pentesiléia com Aquiles, na guerra de Tróia.
 Vivendo em ilhas remotas, elas raramente recebiam visitas, no entanto, algumas raras vezes, tinham relações com homens que chegavam a ilha, os filhos deste relacionamento seriam sacrificados ( ou doados) se fossem homens. No entanto, sendo mulheres, ficavam na ilha.
  Reza  mito que estas guerreiras amputavam os próprios seios para melhor atirar com seu arco e flecha. A deusa da caça, Diana, era honrada entre elas. Aliás, uma representação de Diana é de uma mulher cheia de peitos, simbolizando os seios amputados destas guerreiras.
  O  mito representa a força do sexo feminino e a sua luta por emancipação em um mundo onde a mulher sempre foi minimizada e espoliada.
   Para pensar,
   Prof . José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...