terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A CARTA AOS CORÍNTIOS

  Escrita por volta de 56 d.C. , depois de ter escrito Romanos, a carta aos Coríntios é de uma beleza incomparável. Aliás, os escritos paulinos são admiráveis. 
 De fato, a primeira carta aos Coríntios não foi a primeira. Explico: No capítulo 5 (capítulo para nós, visto que para os destinatários de Paulo não existia a divisão em capítulos), ele faz referência a uma carta anterior. Não sabemos o que ela continha no seu bojo, visto que se perdeu ao longo do tempo.
 Isto posto, quero dizer que a primeira carta aos coríntios foi escrita basicamente como resposta a perguntas feitas pelos seus destinatários ao Apóstolo. Ademais, ele quis corrigir algumas distorções oriundas na igreja.
  Uma determinada família ( os da casa de Clóe), isto quando Paulo estava em Éfeso, trouxe notícias sobre alguma problemas existentes e sobre dúvidas levantadas acerca de vários temas: ressurreição, litígios entre irmãos, etc. 
  A primeira questão levantada é a de que havia uma divisão clara dentro da comunidade, ou seja, alguns estavam dizendo que Paulo era o melhor porque havia fundado a igreja; outros diziam que Pedro era o melhor ( não foi Pedro que andou com Jesus?); outros porém se afinavam com Apolo, um  judeu alexandrino bastante eloquente. Vale lembrar que não havia discordância quanto ao ensino destes indivíduos no que era essencial. O Apóstolo responde que eles são apenas cooperadores de Deus e ministros (servos) e que qualquer facção deveria ser evitada ou espírito de deificação dos mesmos. 
  Parando por aqui, continuo depois.
  Para pensar, 
  Prof José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...