domingo, 2 de setembro de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O SEXTO SABER).

 Compreensão. Este é o sexto saber. Apreender em conjunto. Ver o texto e o contexto.
 Conta-se uma história de um determinado soldado que caiu numa vala, passando por ali um sargento, olhou e disse que não poderia tirá-lo porque não sabia. Da mesma sorte, um tenente, etc.  Tempo depois um  outro soldado passou por perto, viu e pulou no buraco, ao que o outro lhe retrucou: - Estás louco? Como sairemos daqui? O que havia pulado respondeu : Não temas! Eu já estive aqui. Esta é uma história simples que mostra uma verdade profunda: Empatia. Quando olhamos para dentro de nós, compreendendo nossas faltas, compreendemos melhor o outro.
  A incompreensão, segundo Morin, é um câncer atual dos relacionamentos. Tanto os grandes como os maiores, ou seja, indivíduos e nações. Até mesmo nos ambientes mais intelectualizados. Educam a mente mais não educam os corações. É necessário educar os corações para a compreensão.  Esta é a tarefa do educador do futuro.
  Para Pensar,
  Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...