sexta-feira, 24 de agosto de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( PRIMEIRO SABER).

  "Todo conhecimento está sujeito ao erro e a ilusão. " Este é, com efeito, o primeiro saber proposto por Edgar Morin. A grande questão é esta: O que é o conhecimento? Nós o ensinamos, porém, qual a sua natureza? Ele está sujeito ao erro. Ora, sabemos que o nosso conhecimento das coisas é em parte. Percebemos por meio dos sentidos as coisas, portanto ,este conhecimento não é o espelho da realidade, é apenas uma tradução dela, logo, imperfeito, sujeito a erros. 
    um exemplo disso está na História. Durante muito tempo o GEOCENTRISMO foi encarado como verdade. Um erro crasso. Vidas foram ceifadas por causa "desta verdade". Erro fatal. Até que desvendou-se aquilo que estava velado, ou seja, o HELIOCENTRISMO, ele teve a sua comprovação através de avanços elaborados. Descobriu-se o erro. O erro aparece pois como uma oportunidade de aprendizagem. O maior erro seria subestimar o problema do erro" ( Morin).
    Para pensar,
    Prof José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...