domingo, 26 de agosto de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O TERCEIRO SABER).

   O ser humano é um ser complexo. Esta é a terceira verdade exposta por Edgar Morin. É o terceiro saber, com efeito.
   A condição humana é alvo da análise de Morin. O ser humano é finito, universal, cósmicos, bioantropológico. O universo  nasceu Há cerca de 15 bilhões. A Terra nasce Há cerca de 4,5 bilhões pelo agregamento de partículas cósmicas. A vida nasce através de descargas químicas em uma "sopa proteica original". Através de milhões de anos existe uma bipedização, cerebralização, humanização, manualização. O pensamento da consciência. O homem sabe de si. surge o HOMO SAPIENS. Ora, este Homo Sapiens é plenamente biológico e também plenamente cultural. É a unidualidade humana.
   Esta é a condição humana: Ele é sapiens, demens, faber, consumans, lúdico, poético,econômicos, prosaico, etc. Ele produz cultura, este conhecimento acumulado de saberes e de técnicas através de anos de experiência, de produções várias etc. Ele também é biológico, não se pode negar. Ele sofre, sorri, é produtor de poemas, de literaturas , artes, mitos, magia, etc.
  "Uma das vocações essenciais da educação do futuro serão o exame e o estudo da complexidade humana" ( Morin). Este é o pensamento complexo: tecido em conjunto.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...