sexta-feira, 31 de agosto de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O QUINTO SABER).

  O inesperado. Este é o quinto saber. A incerteza. O imprevisível. Eurípedes falou: "Os deuses criam - nos muitas surpresas: O esperado não se cumpre e ao inesperado um deus abre o caminho.
   A incerteza permeia nossa civilização. Incerteza é sinônimo de imprevisível, de imprevisibilidade. A certeza moderna do progresso caiu quando veio a I Guerra Mundial e continuou na Segunda Guerra. O progresso não veio, como esperado. A humanidade foi atingida pela angústia, o paradoxo. De fato, A História não é uma seta reta, mas um rio que desvia o seu curso, cheia de paradoxos e de bifurcações. O inesperado aconteceu no século XX, quando um Cabo do exército alemão conseguiu chegar ao poder e massacrar milhões, entre judeus , ciganos e homossexuais. O imprevisível ocorreu com a queda do muro de Berlim. A incerteza permeia nossa História. " o surgimento do novo não pode ser previsto senão não seria novo" ( Morin).
    Para pensar,
    Prof. José Costa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...