quarta-feira, 29 de agosto de 2018

OS 7 SABERES DA EDUCAÇÃO ( O QUARTO SABER).

   O quarto saber da educação do futuro é o saber planetário, ou seja, a identidade planetária.  A terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Com o surgimento do ser humano no planeta, a bipedização e manualização, ele passa a ter um pensamento abstrato, reflexivo. Com o tempo, vai atuando no ambiente, transforma-o.  Com a Revolução Industrial, a ação humana no mundo aumentou. Dejetos vários nos mares e rios. A ciência evolui e no século XX, a ideia de modernidade e progresso vai decaindo por causa da barbárie da civilização. Mau - estar, nuclearização, guerras e hecatombes. É necessário uma consciência cada vez maior ecológica e antropológica. 
  É necessário entrar no contrafluxo. Na contracorrente de luta a tirania do dinheiro, levando-se em conta que ele é um meio e não um fim em si mesmo. A contracorrente do consumo sem consumismo. a contracorrente de uma alma e mente pacificada e não violenta. A contracorrente do amor.
"É preciso que compreendam não só a condição humana no mundo como a condição do mundo humano" ( E. Morin). 
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...