sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

OTELO (SHAKESPEARE) PARTE 4

   Quando Otelo descobre a falta grave cometida por Cássio, que por sua vez foi induzido sutilmente por Iago, ele o demite do seu posto, rebaixando o seu tenente. A falta foi grave.
   O infame Iago aconselha Cássio a falar com Desdêmona sobre o caso. Sutilmente, Iago diz a ele que a esposa de Otelo faz com que ele(Otelo), faça tudo o que ela pede. Pura sordidez.
   De fato. O ingênuo ex- tenente procura a esposa do mouro a fim de suplicar-lhe a intercessão diante do seu marido em seu favor. Desdêmona consente. E quando Otelo volta para casa ela insiste demasiadamente para que ele perdoe Cássio. Diante de tamanha perseverança, ele pede um tempo para pensar. A esposa diz que um tempo é demais, ele deveria perdoá-lo imediatamente, sem ressalvas, pois era um bom homem. Desdêmona lembra que várias vezes o seu amigo intercedeu também por ele junto a ela. Lembra que era de um caráter impoluto. Otelo titubeia. Porém, algo acontece. Em um certo momento, Iago começa a lançar a seta de dúvidas no coração do mouro. Faz perguntas venenosas ao general. Franze a testa quando Otelo fala de Cássio. Diz que não gosta nada quando ver Cássio e Desdêmona conversando, etc.
   Continua...
   Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...