sábado, 14 de janeiro de 2017

A QUEDA ( GÊNESIS).

   "Um conto não de todo improvável". Esta frase é do C. S. Lewis. Uma história de caráter mítico ao estilo Sócrates, ou seja, com probabilidades de verdades factuais. De todo modo, temos verdades reveladas. O mito ele traz em si mesmo esta possibilidade. A possibilidade da veracidade.
    O homem foi criado com liberdade. Esta a única possibilidade de criação existente quando se fala de um ser moral. "Deus estava encurralado nesta possibilidade". ( não me tome por herege, as palavras são limitadas quando se fala de um ser infinito). De qualquer maneira, só é possível amor, vontade deliberada, alegria, quando não há máquinas, e sim seres humanos. Foi um "risco" que Deus quis correr ( claro, ele sabia o final). Onde há liberdade, há possibilidade do mau uso desta liberdade. Pecado é liberdade mau usada. Por isso o Cordeiro foi morto antes de toda criação. A criação vem depois da redenção. Criação entra no mundo da graça eterna. O ser humano não é gerado, mas criado.
    Este ente criado antes dotado de processos físicos voltados para a natureza, na plenitude do tempo, passa a ter uma consciência. Um EU, uma capacidade de reflexão, de abstração. um ser Moral. Ético. Desta forma, ele usa mau a sua liberdade e a expressão bíblica simbólica deste mau uso da liberdade é comer do fruto do conhecimento. Agora os seus processos físicos estão voltados para a decisão. Ele dá o salto da irracionalidade, como diria Soren Kierkegaard. Decadência. Ele dança na música da desobediência. O mundo passa a ser "uma dança em que o bem ,criado por Deus, é perturbado pelo mau que aflora do homem". (C.S.Lewis). É a queda.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...