terça-feira, 2 de agosto de 2016

PURGATÓRIO

  Todo  mundo sabe o que significa a doutrina romana sobre o purgatório. Basicamente falando, seria um local onde a alma não totalmente perdoada poderia passar um tempo até ser purificada e chegar aos céus. Em síntese é isto. Mas, como esta doutrina surgiu? Veremos.
   O pensamento sobre purgatório tem suas origens
na Idade Média com o Papa Gregório, O Grande. Não é à toa que ele tem este nome, porque, de fato, ele foi um Papa destacado em sua função. Era o século VI d.C. e Gregório substituiu o Papa Pelágio. Distribuiu alimentos aos famintos. Negociou com bárbaros invasores e escreveu muito. Todavia, ele era filho de sua época. E, em certo sentido, sofreu influência do paganismo que grassava as mentes. Gregório lia Agostinho. Agostinho "viajou na maionese" muitas vezes. Supôs que poderia haver um local onde as almas habitaria antes de ir para o céu. O que Agostinho colocou como suposição Gregório coloca como uma certeza. Este lugar seria o purgatório, afirmou. Tem início assim o pensamento purgatorial.
   De fato, o purgatório  existiu. A cruz foi o local.
Nela(na cruz)  o purgatório  encontrou sua expressão. Está consumado! foi o brado de Jesus na cruz. Está tudo purificado. Tetelestai. A carta ao Hebreus diz que por uma única oferta o cordeiro tirou os pecados. Logo, se foi uma única oferta. Não pode haver repetição de sacrifícios ( a missa por exemplo), com todo respeito e consideração pelos meus amigos que pensam diferente. 
   Tetelestai,
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...