quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A CARTA DA ALEGRIA ( FILIPENSES)

   A carta aos filipenses ( ou epístola). É chamada a carta da alegria. Coloquei epístola entre parêntesis porque existe uma diferença entre os dois nomes que não é muito significativa para nós agora. Basicamente falando, cartas são de caráter mais pessoal e epístola de cunho mais abrangente. Aos filipenses ele escreveu uma carta, todavia, com feições de epístola, pois tem ensinos de caráter mais universais. No entanto, isto pouco importa, o que nos interessa é a mensagem que temos nela.
   Paulo teria escrito esta carta da prisão em Roma ( sua primeira prisão nesta cidade). Portanto ela é classificada como carta da prisão. O ano seria, provavelmente 61 d. C. segundo os pesquisadores.
   Filipos era uma cidade que tinha o título de colônia romana. Isto nos remete a ler o livro de Atos capítulo 16. Fica à dica. O seu nome foi em homenagem a Filipe da Macedônia, pai de Alexandre, O Grande, ele conquistou esta cidade no IV século a.C. Tomou-a dos tracianos e, é claro, deu-lhe o nome em homenagem a ele mesmo, Filipos, a cidade de Filipe. No século I a.C. esta comunidade recebeu o título de colônia romana. Não era pouca homenagem receber este título. A cidade gozava de vários privilégios, entre ele de possuir pretores( encarregados de administrar a cidade), além de isenções de alguns impostos, e é claro, orgulha-se de ter esta marca em si: Ser colônia romana.
    Paulo chegou na cidade na sua segunda viagem missionária ( Atos 16) e encontra um certo Timóteo...
      Continua...
      Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...