domingo, 19 de junho de 2016

O TEMPO E A HISTÓRIA, PARTE DOIS

   A ideia de tempo varia. É um assunto abstrato. Tempo é aporia. Platão foi um dos maiores pensadores da História. A sua influência no mundo é alarmante. Todo pensamento, ocidental principalmente, revela a sua influência. Entre bilhões que nasceram e morreram, ele é um destaque.
   Ora, este filósofo asseverava que existe um mundo ideal. Um mundo no qual as ideias perfeitas dão origem a este mundo em que vivemos: o mundo sensorial. Se existe raposa, é porque existe a raposa. Se existe árvores é porque existem as árvores, e por ai vai. O seu pensamento chama-se dualismo. O mito da caverna mostra isto claramente. A realidade é eterna. O nosso mundo é sensorial. O nosso mundo é finito, transitório. A verdadeira realidade está no mundo das ideias. O mundo das eternidades. Nós somos uma hibridização de mundo das ideias e mundo sensorial. " O tempo é a imagem móvel da eternidade"( Platão). Nem todos compreenderão a realidade, apenas os filósofos. Quem está mais inclinado para o mundo sensorial nunca entenderá a verdadeira realidade. 
    Agostinho falará sobre o tempo posteriormente, no quarto século d.C. Veremos...
     Para pensar, 
     Prof. José Costa.
     

Um comentário:

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...