quarta-feira, 22 de junho de 2016

O TEMPO E A HISTÓRIA, PARTE 3 ( AGOSTINHO)

   Agostinho de Hipona é mais conhecido como Santo Agostinho. Ele foi um grande pensador. Teólogo e filósofo do século IV da era Cristã. Depois de muito peregrinar encontrou paz e repouso nas Escrituras cristãs. Entre as suas obras estão as confissões e a Cidade de Deus.
   O tempo para Agostinho é inexplicável. As suas palavras em relação ao tempo é de que " se alguém perguntasse sobre o tempo ele não poderia explicar embora soubesse o que era o tempo." Para o pensador de Hipona o tempo era como um relógio e nós como o ponteiro deste mesmo relógio. Ora, como o ponteiro do relógio iria explicar as horas? explicar o próprio processo da hora? não tinha como fazê-lo. Ademais, o tempo é indescritível. Não podemos expressá-lo em palavras. E se com o tempo é assim. Imagine com a eternidade. Este eterno agora, como diria Agostinho. Deus , portanto, está além do tempo. Ele é um ser atemporal.
   Agostinho dizia que falar do tempo é complexo pelo fato de o presente é algo que não se pode explicar, visto que quando eu falo dele, ele já se foi. Temos portanto, o presente passado( é quando a minha mente relembra o que já não é, todavia, que torna vida no presente quando eu lembro.) Temos o presente presente, que quando falo dele, ele já não é. Temos o presente futuro, é aquele que vai existir e que já existe nas minhas aspirações. O tempo, portanto está dividido em tempo da alma e tempo físico.
    22/06/2016,
    Para pensar,
    Prof. José Costa.

Um comentário:

  1. olá José Costa! sou obreiro de uma Assembléia de Deus em Nova Iguaçu-RJ.
    sou fã de história dos tempos bíblicos, gosto muito de estudar história. é numa destas pesquisas que acabei parando aqui no teu blogue, gostei dos resumos. parabéns! shalom

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...