domingo, 24 de abril de 2016

CARTA AOS ROMANOS

      A carta aos Romanos foi escrita, provavelmente, quando Paulo estava em Corinto durante a sua terceira viagem missionária. A referência que ele faz a Gaio como seu hospedeiro(Rom . 16:23) é um indício deste argumento. Na carta aos Coríntios ele disse que batizou um certo Gaio, e se for o mesmo, como provavelmente o é, ele estava nesta cidade. Seria o ano de 56 a 58 d.C. O Apóstolo também refere-se a Febe, serva da igreja em Cencreia, um porto de Corinto.
       A igreja de Roma deve ter surgido com ouvintes da pregação de Pedro no Pentecostes. Esta comunidade ele não conhecia. Roma era a capital do império, o centro do poder, idas e vindas de soldados, comércio intenso, caravanas de peregrinos, etc. A igreja era mista. Basta uma leitura simples da carta que podemos notar isto. Judeus e gentios são colocados no mesmo patamar de pecados.Todos pecaram, é o que está escrito. Todos estão separados dele.Nisto não há judeus nem gregos, a lei condena a todos. A justiça própria é retirada, o orgulho moral é destituído. A verdadeira justiça é revelada, O Verbo revelado. Tetelestai.
    Para pensar,
    Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...