sábado, 12 de março de 2016

MACUNAÍMA

   Macunaíma é considerado um anti-herói porque apresenta características opostas a de um herói verdadeiro. Ele é um personagem desonesto, sem caráter, que procura tirar vantagem em tudo, de todas as situações e engana os próprios irmãos, mesmo tendo ajuda desses nos momentos que precisa. Macunaíma é forte, mas não a todo tempo, por vezes perde sua força e mostra-se vulnerável quando no decorrer da narrativa, contrai sarampo, erisipela e impaludismo. Ele também morre duas vezes na história, mostrando que não é invencível como são os heróis épicos. Ademais, o personagem é muito preguiçoso e, apesar de ter tido um grande amor, relaciona-se com várias mulheres após a partida de Ci, quebrando a imagem de heroi príncipe encantado.
   Com todos esses efeitos, Macunaíma é considerado como a representação da alma nacional,pois, assim como boa parte dos brasileiros, gosta de levar vantagem em tudo. E não gosta de trabalhar para conseguir seu sustento. Além disso, assim como Macunaíma, o povo brasileiro é grande, forte, mas ainda imaturo como o corpo de macunaíma, que é grande mas com a cabeça pequena.
    Texto escrito por Laura, 
     minha filha,
     para pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...