domingo, 28 de fevereiro de 2016

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ( SÉC. XIX)

      O nome imperialismo vem do fato de que nas últimas décadas do século XIX, os principais países capitalistas da Europa construíram seus impérios coloniais na África e na Ásia. A Índia de Gandhi que o diga. E o Congo? Terra do diamante e da riqueza mineral que a Bélgica invadiu.
      A Revolução Industrial tinha nascido com as máquinas a vapor, a produção do ferro e as fábricas de tecidos. Nas últimas décadas do século XIX, as indústrias conheceram transformações profundas do ponto de vista tecnológico. A invenção do dínamo, que possibilitou o uso da energia elétrica, o processo BESSEMER, que facilitou a formação do aço. A construção de ferrovias, etc.
      Com o passar do tempo, as empresas monopolistas cresceram bastante. Os mercados nacionais não absorviam o que eram produzidos. A resposta foi o imperialismo. Este imperialismo é filho do capitalismo monopolista. O objetivo imediato é o lucro, evidentemente. A Bélgica se instalou no Congo(África). Ela pagava salários baixíssimos a mineiros e ainda vendia minerais a preços de banana para a matriz. Na Bélgica. O país imperialista domina o outro. Imperialismo é igual a investimento externo e dominação. A Ásia também sofreu.
     Para pensar,
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...