quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

FILOSOFIA XIX ( PLATÃO. CONTINUAÇÃO)

   Platão escreveu várias obras, entre elas a apologia de Sócrates e o banquete. Na primeira, ele mostra o mestre defendendo-se diante dos seus acusadores atenienses. No banquete temos uma narrativa sobre o amor. Sócrates e outros convidados estão em um banquete promovido por Agatón e o debate gira em torno do deste sentimento.
    Para Platão o amor é a força que move o universo. Ele disse certa vez que : "O amor é a visão do belo excitada pela paixão..."
    Uma de suas visões mais conhecidas é a questão do mundo das ideias. Para ele tudo o que existe é apenas uma cópia amarelada e pálida deste mundo. Existe uma realidade eterna, uma fôrma metafísica pela qual todas as coisas são apenas xerox, rascunho imperfeito. Ora, se existe cavalo, é porque existe O CAVALO. Se existe árvores, é porque existe A ÁRVORE. Ideias perfeitas estão localizadas em uma realidade transcendental, por isso que o caminho para o conhecimento é a RAZÃO. A  filosofia seria um instrumento para a elevação da alma.
     Para pensar,
     Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...