segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

PAULO E A 2ª VIAGEM MISSIONÁRIA

   Em Atos 16 temos a narração da segunda viagem missionária do Apóstolo Paulo. Ele estava na companhia de Silas (Silvano). Houve um atrito entre Barnabé e Saulo pelo motivo de que Marcos havia abandonado a ambos na sua primeira viagem missionária. Separaram-se. Silas era romano, à semelhança do Apóstolo. Com certeza isto ajudou bastante Paulo, pois ele poderia reivindicar a cidadania na hora propícia. Em Filipos, isto ocorreu. Ademais, Paulo poderia ficar mais confortável na companhia de alguém vindo de Jerusalém. É bem verdade que ele não estava encabrestado por ninguém, mas usava de bom senso sempre que a necessidade exigia. A companhia de Silas, portanto, lhe ajudou bastante. Sem dúvida.
     Foi nesta segunda viagem missionária que apareceu Timóteo( aquele que honra a Deus). Natural de Listra, o jovem era tímido e competente. Cheio de disposição e de espírito  desprendido. Foi um excelente auxiliar. De mãe judia e de pai grego, foi circuncidado por Paulo. Por que ele o circuncidou? Ele não era o Apóstolo pregador da graça imerecida? Com certeza foi um ato de bom senso. Quis evitar choques desnecessários. Porém, na carta aos GÁLATAS, ele vai dizer que a verdadeira circuncisão é a do coração. 
      Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...