terça-feira, 5 de janeiro de 2016

PAULO E A 2ª VIAGEM MISSIONÁRIA, PARTE DOIS

   O apóstolo Paulo chega em TESSALÔNICA. Esta era uma colônia romana cujo nome foi dado por Cassandro, um parente de Alexandre, O grande, que governou a cidade por volta do quarto século a.C. Tessalônica era sua esposa.
  Nesta cidade ele prega na sinagoga por cerca de três sábados e os judeus do local não suportam Paulo. Alguns, porém, creram, entre eles algumas mulheres distintas,Jasom ( Jasão), entre outros. Depois que foram presos, por pressão dos judeus invejosos, pagaram fiança e saíram da prisão, partindo para Bereia.
    Ora, os de Bereia, segundo o texto de Atos, "eram mais nobres do que os de Tessalônica". E compreenderam o que Paulo diziam, examinando se era, de fato, assim mesmo, conforme o que estava escrito. Paulo partiu para Atenas.
  Em ATENAS, ele espera Silas e Timóteo. Ora, Atenas era uma cidade grega famosa por ter sido o baluarte da filosofia no quinto século a.C. Era a cidade de Sócrates e Platão. Era também famosa pela democracia. Em Atenas ainda havia o areópago, espécie de tribunal religioso.
   Paulo cita a inscrição " AO DEUS DESCONHECIDO".
Apresenta o Evangelho partindo da filosofia grega."NELE VIVEMOS, MOVEMOS E EXISTIMOS". Esta frase refere-se a fala de um poeta grego EPIMÊNIDES. Lembra também Heráclito dizendo que "tudo flui", tudo se move. Paulo diz que nos movemos em Deus. Cita também ARATO, outro poeta ao dizer que: "somos sua geração". Ao falar da ressurreição (ANASTASIS) alguns o repudiam, alguns poucos creram, entre eles DIONÍSIO areopagita.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...