terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FILOSOFIA

 A filosofia, curiosamente, não nasceu na Grécia. Bem, pelo menos não na Grécia continental. Ela nasce nas colônias gregas da Ásia Menor. Cerca de 7 séculos a.C. aparece uma figura enigmática chamada TALES, da cidade de MILETO.
  Considerado um dos primeiros filósofos. É conhecido como filósofo da natureza, ao lado de Anaximandro e Anaxímenes.
 Sabe-se que tales era de uma classe mercantil. Ora, MILETO era bastante desenvolvida no seu comércio, comercializando, por exemplo, com a Lídia. Teve contatos também com os egípcios.
 Para este filósofo existia uma causa única para fundamentar toda a realidade, esta causa seria a água. Este é o princípio básico de tudo que existe. Tales visitou o Egito, e com certeza observou a vida que fluía do Nilo. As rãs, os peixes e outras espécies de animais. Não sabemos exatamente como Tales explicaria esta origem de tudo a partir da água, talvez ele tivesse em sua mente a ideia de que tudo originou-se nela e desembocará para ela. O fato é que Tales mediu a altura de uma pirâmide a partir da sua sombra, previu eclipse solar e dizia que a Terra estava flutuando em uma massa líquida enorme. Um avanço para época. O pensamento grego era de que a Terra era fixa. Tales já supunha que ela se movia.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...