domingo, 24 de janeiro de 2016

FILOSOFIA IV

   Heráclito de Éfeso (séc. Vi a.C.) é o filósofo do devir. Da mudança."Tudo flui". Disse ele. As coisas são como são porque existe a contradição. Frio e quente. Choro e riso. Dia e noite. etc.
     Podemos dizer que Heráclito era um filósofo da elite. De família aristocrática. A política efesiana teve influência da família dele. Embora o próprio Heráclito não tenha se envolvido na política local. Mau - humorado, este pensador não gostava muito da convivência humana e até chegou a se retirar da cidade para viver nas montanhas. É conhecido como o "monge de Éfeso". Escreveu uma obra obscura, chamada sobre a natureza. A sua linguagem é de difícil interpretação. Em termos gerais, ele asseverava a existência do LOGOS, LEI UNIVERSAL QUE REGE O COSMOS. Para ele o fogo é a causa de tudo que existe. Está classificado como o filósofo dos sentidos. "Este mundo... nenhum dos homens o fez... mas sempre foi... e será um fogo eternamente vivo. Seria o fogo de Heráclito um figura da transformação? Uma metáfora do DEVIR?
   Segundo Diógenes, Heráclito morreu quando saiu das montanhas
cansado e maltrapilho e voltou para Éfeso. Desfaleceu nas ruas desta cidade. Os cachorros teriam devorado o seu corpo.
    Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...